Como montar o quarto ideal

Qual a melhor cama

27/05/13


Já parou para pensar que um terço de nossa vida passamos dormindo? Que a cama é um fator preponderante de saúde e bem estar?

Que tipos de camas existem?

Os dois tipos principais de base de colchão são a cama propriamente dita, sua estrutura e os boxes. Os boxes são a opção mais em voga, porém as camas propriamente ditas são bastante procuradas também.

Os boxes encontram-se disponíveis em quatro tipos principais:

Boxe com bordas de mola – possui um molejo aberto ou base de molas ensacadas em uma estrutura. Proporciona apoio uniforme e absorção de impacto, aumentando a vida do colchão. É a opção mais cara.

Boxe sólido ou com plataforma superior – possui um painel sem molas por cima, normalmente feito de tábua dura é mais firme e mais barato que o de base de mola.

Boxe com laterais firmes – possui poucas molas maiores e bastante resistentes, com uma sólida estrutura lateral de madeira.

Boxe com extrato flexível – possui ripas flexíveis de madeira maleável que o deixa com ligeiro molejo. 

E as camas?

As camas podem ter tábuas flexíveis/rígidas ou aramado flexível /rígido como estrado para apoiar o colchão.

Camas: benefícios

Acredita-se que perdemos em torno de 250 ml de umidade toda noite pela transpiração. A mudança da temperatura corporal e a sede podem fazê-lo acordar várias vezes durante a noite. 

Alguns especialistas recomendam camas com estrados de madeira, que favorecem o sono ininterrupto por permitirem que o ar circule debaixo do colchão, ajudando a dispensar o calor do corpo.

As camas tendem a ser mais duráveis que as bases em boxe, portanto você pode apenas substituir o colchão depois de oito anos, em vez de trocar a cama inteira.

Boxes:

Nada como a tecnologia: você pode comprar bases ajustáveis que permitam elevar a cabeceira ou o pé da cama, o que atende às necessidades de muitas pessoas. 

Dormir com a cabeça elevada, por exemplo, pode reduzir o ronco, enquanto dormir com os pés elevados pode aliviar a dor nas costas e melhorar a circulação.

Dicas:

Dê sempre preferência à maior cama que puder adquirir. Se compartilhar uma cama com um parceiro, assegure-se de que haja espaço suficiente para que outra pessoa possa dormir profundamente quando um de vocês tiver uma noite agitada.

Para evitar dor nas costas, recomenda-se que você escolha uma cama de boa sustentação em vez de uma cama dura. Uma cama ortopédica ou mais firme nem sempre é a melhor opção.  Com frequência, uma cama de rigidez média com colchão apropriado é melhor.