Curiosidades do sono

De onde vem os sonhos?

27/05/13


Entre os vários níveis da consciência, existe o subconsciente que guarda as memórias pessoais, e é o responsável pela criação dos sonhos. Durante o sono, o subconsciente formula histórias para se comunicar com o consciente.

O que acontece com o nosso corpo quando estamos dormindo e sonhando?

Durante o sonho, os olhos se movem ininterruptamente, como se estivessem enxergando as cenas experimentadas. O resto do corpo, em um mecanismo de defesa, fica completamente relaxado (exceto nas pessoas que sofrem de sonambulismo). De acordo com as emoções vividas no sonho, podem ocorrer suores e alterações nos batimentos cardíacos.

 

Por que a gente sonha?

O sonho é uma atividade fisiológica e involuntária, como os batimentos cardíacos. Até hoje a ciência não sabe ao certo por que o cérebro o cria. Bloquear os sonhos de um ser humano, pode afetar gravemente seu comportamento. Isso gera, por exemplo, distúrbios de humor e dificuldade de concentração.

Quanto tempo dura um sonho?

Um sonho costuma durar de 10 a 40 min e relaciona-se sempre com nossos medos, preocupações, desejos ou coisas que estão para acontecer. Há pessoas que acreditam não sonhar, mas elas apenas não se recordam com o que sonharam. Para lembrarmos de um sonho, é preciso acordar no momento em que ele acontece.

 

Mais informações, visite o Instituto do Sono: http://www.sono.org.br/sono/index.php