Como montar o quarto ideal

Diga não ao barulho!

22/05/13


Você sabia que atualmente dispomos de tecnologia para barrar o barulho? Novos equipamentos trazem alternativas eficazes para reduzir os ruídos.

Ônibus passando, carros buzinando, salto alto no andar de cima, bebê chorando no andar de baixo, cachorro latindo no apartamento ao lado. 

Esses são alguns exemplos de transtornos que a maioria das pessoas que vivem nos centros urbanos têm de enfrentar. 

Qual a alternativa?

Buscar o conforto acústico. De acordo com a arquiteta Luciana Savassi, há vários tipos de materiais usados para melhorar a acústica dos ambientes:

“Os tradicionais são concreto, alvenaria, blocos cerâmicos, blocos de calcário e os mais novos são lã de vidro (colocada dentro de paredes tipo drywall), lã de rocha, vermiculita, espuma elastomérica e fibra de coco”, aponta.

Mas, resolve?

A arquiteta reconhece que alguns desses materiais já são usados na maioria das construções. “Entretanto, o nível de ruídos das nossas cidades vem aumentando cada vez mais” Por isso ela cita algumas soluções simples, usadas na hora da decoração, para atenuar esse problema. 

Rebaixo de forro de gesso ajuda com os barulhos do andar de cima;

Tapetes e cortinas absorvem o ruído, eliminando ecos no ambiente;

Os pisos modernos já têm uma manta antirruído que é instalada no contrapiso do mesmo.

Para a arquiteta Christianne Taranto, os materiais a serem utilizados dependem sempre do nível de ruído que se queira reduzir. “As opções mais comuns em residência são as janelas e as portas antirruído. No caso das janelas, os vidros poderão ser duplos, triplos ou até quádruplos”, indica.

Entre as opções de janelas, Christianne conta que as de abertura em giro têm maior capacidade de vedação que as de abertura deslizante. As portas criam uma barreira à passagem do som de um recinto para outro.

Para a redução de ruídos de um andar para o outro, a arquiteta conta que há os pisos acústicos, aplicados em placas. “São confeccionados em madeira de alta resistência e podem receber acabamento após a sua instalação”, diz ela.