Curiosidades do sono

Por que dormir é tão importante?

22/05/13


Vários estudos relatam que menos do que cinco horas de sono por noite aumenta o risco de depressão, doenças do coração, derrames, diabetes tipo 2 e ganho de peso.

Sono adequado ajuda a emagrecer?

Um hormônio chamado leptina regula o quanto comemos, dando o sinal de saciedade quando ingerimos a quantidade suficiente de alimento. Outro chamado grelina aumenta a fome, principalmente por alimentos ricos em carboidratos. Pessoas que dormem pouco têm níveis mais baixos de leptina e níveis mais altos de grelina, tornando-as mais predispostas a comer em excesso. 

Questão de Saúde!

A falta de sono pode diminuir a imunidade, afetar o humor, levando a problemas de relacionamento. Problemas na coordenação motora, tempo de reação e julgamento podem ser prejudicados e a probabilidade de se pôr em risco será maior. 

Todos esses fatores aumentam as chances de acidentes de trânsito ou de outro tipo. Estima-se que de um em cada cinco acidentes de veículos seja causado pelo cansaço. Também acredita-se que uma falta crônica de sono reduz a expectativa de vida.

Por que dormimos?

A principal razão pela qual precisamos dormir é que o sono é necessário para o cérebro trabalhar eficientemente. Quando dormimos, o cérebro processa memórias e experiências emocionais; o córtex descansa e se recupera. Depois de apenas uma noite sem sono suficiente, ficamos mais irritados e menos capazes de lidar com a pressão. Também achamos mais difícil manter uma conversação, calcular somas simples e lembrar-nos das coisas.

E você?

Como anda o seu sono?