Curiosidades do sono

Alimentos que combatem a insônia!

29/01/17


Especialistas afirmam que praticamente todas as pessoas têm noites de sono ruim, aproximadamente uma a duas noites ao ano. E ninguém merece ficar se revirando a noite toda na cama, não é mesmo? 

A insônia pode ser caracterizada como a dificuldade em pegar no sono ou continuar dormindo depois de pegar no sono, e até mesmo acordar durante a madrugada. Muitos fatores influenciam diretamente a falta de sono, dentre elas estão o uso de álcool, ansiedade, estresse e depressão. 

O que pouca gente sabe é que além de termos bons hábitos, como se exercitar frequentemente e ter horários fixos para o descanso, existem alguns alimentos que podem colaborar para termos uma boa noite de sono.

Esses alimentos indicados para acabar com a insônia agem aumentando a produção de neurotransmissores cerebrais e absorvem triptofano, que libera serotonina na corrente sanguínea dando a sensação de bem estar e de serenidade, favorecendo o sono. São eles:

Banana para espantar a irritação e relaxar
O segredo da fruta é ser rica em triptofano. Essa substância ajuda o organismo a produzir serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e provoca sensação de bem-estar. Você fica calminha, calminha.

Laranja para diminuir o estresse
A vitamina C presente nas frutas cítricas é auxiliar na redução dos níveis de cortisol, hormônio que está relacionado ao estresse. Fique à vontade para trocar a laranja por abacaxi, acerola, kiwi…

Peixe para controlar a ansiedade
Carnes magras, principalmente peixe, contêm um aminoácido chamado taurina. Ele estimula a liberação de neurotransmissores que reduzem o estresse. “É comum encontrar essa substância em energéticos; então, as pessoas acham que é estimulante. Mas, na verdade, a taurina ajuda a controlar a ansiedade e a tensão.

Espinafre contra o baixo-astral
Além de ser outra fonte de taurina, a verdura é rica em ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Ela tem poder antidepressivo, o que colabora para uma boa noite de sono. Cereais integrais e outras verduras de folhas verde-escuras podem substituir o espinafre.

Amêndoa para um sono profundo
Também é uma fonte de triptofano, que aumenta a produção dos hormônios ligados ao bem-estar, e é rica em zinco, magnésio, cobre e ferro, minerais que combatem a insônia e promovem um sono restaurador. Taí uma ótima opção para lanchinho no meio da tarde.

Maracujá para acalmar
Além de ser rico em vitamina C, é um calmante natural. Quanto mais relaxada você estiver, melhor será sua noite de sono! Invista em sucos durante o dia e, antes de dormir, tome um chá bem quentinho. Dá uma sensação de conforto.
 
Fontes: http://blogdamimis.com.br/2014/08/04/alimentos-que-acabam-com-a-insonia/ , http://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/6-alimentos-que-combatem-a-insonia/